Hoje é possível identificar com bastante precisão as vantagens comerciais que mais influenciam a decisão de compra do consumidor. Essas informações são valiosas para vender mais na Black Friday.
Com as ferramentas de Analytics e outros recursos de mensuração de tendências é possível visualizar as vantagens mais desejadas pelo consumidor na hora de realizar uma compra e os momentos que mais procura por isso. Assim, podemos perceber que a busca por benefícios como descontos ou frete grátis não são restritos à Black Friday.
Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens mais desejadas pelo consumidor na Black Friday, os principais critérios para a decisão de compra e como usar isso para alavancar a performance das suas campanhas de marketing digital.
Termos como promoções, descontos, frete grátis e cupons têm grande procura em mecanismos de busca como o Google ao longo de todo o ano.
Sazonalidades como a Black Friday, entretanto, elevam a demanda por esses benefícios, pois é um momento totalmente focado em consumo, isto é: é um período em que o consumidor se dedica exclusivamente às melhores vantagens de compra.
Esse é um momento diferente de outras datas em que ele precisa se preocupar também com interações sociais, confraternizações, deslocamentos, jantares, etc.
As vantagens mais desejadas pelo consumidor na hora de comprar, principalmente, na Black Friday, e também em outros períodos do ano, são os critérios que mais têm peso sobre a decisão de compra e são termos que ajudam suas campanhas de marketing digital a gerar mais resultados.
Fatores que mais influenciam na decisão de compra na Black Friday
De acordo com uma análise do Google, os três principais critérios para a decisão de compra na Black Friday e em outros momentos do ano são:
- 1º: preços baixos;
- 2º: cupons de desconto;
- 3º: custo do frete.
Para ver a lista completa de critérios de decisão de compra, acesse o estudo Tendências e Insights Black Friday 2022.
Esses fatores mostram que o que é primordial para a decisão de compra são as promoções, os descontos e o frete. A procura por esses termos no Google, inclusive, aumentou a partir de 2020, embora a pesquisa por promoção tenha sofrido queda após o início da pandemia.
Queda das pesquisas no Google por promoções
Especialistas afirmam que uma explicação possível para a baixa no interesse do consumidor por promoções a partir do início da pandemia no Brasil é o impacto da incerteza financeira.
O brasileiro procura menos por promoções a fim de ser menos impactado por divulgações e campanhas de lojas e assim ter menos chances de fazer compras por impulso. Esse comportamento é propiciado pelo receio em relação ao endividamento.
Mesmo assim, as campanhas usando o termo promoção seguem fazendo muito sucesso, e as vendas seguem em alta, deixando os varejistas otimistas para a Black Friday deste ano. Mas isso se deve ao fato de que, mesmo mais cauteloso e procurando menos por promoções, o consumidor não parou de comprar.
O que acontece é que agora o usuário é mais específico nas suas buscas: ele faz a pesquisa no Google usando exatamente o termo que deseja comprar. Dessa forma, pode comparar os preços e as diferentes ofertas. Portanto, ele é impactado pelas promoções dos itens que procura, mesmo que suas buscas não incluam o termo promoção.
Vantagens que aceleram a jornada de compra na Black Friday
Apesar de ter apresentado queda, a busca por promoção é a que tem maior volume na Black Friday, como você pode conferir no gráfico deste estudo.
A seguir, as vantagens mais desejadas são frete grátis, cupom e desconto. É interessante observar que no mesmo período – a partir da pandemia – em que promoção apresentou queda nas buscas, a procura por cupons aumentou.
O uso de cupons é uma tendência que se consolidou durante a pandemia, período em que a prática se tornou 8 vezes maior do que em anos anteriores. De acordo com um levantamento feito pela Cuponeria e Morning Consult, o hábito está profundamente ligado às dificuldades econômicas do país, como inflação e alta nos juros.
O aumento da procura por cupons não se dá somente em compras mais planejadas como as que são realizadas na Black Friday, mas principalmente no uso de serviços de delivery.
De forma geral e em ordem de relevância, as vantagens comerciais que mais influenciam o consumidor a avançar na jornada de compra na Black friday são as seguintes:
- 1º: Promoção;
- 2º: Frete Grátis;
- 3º: Cupom;
- 4º: Desconto.
Concorrência de palavras-chave na Black Friday
É evidente que essas vantagens comerciais buscadas o ano todo são ainda mais procuradas na Black Friday e, por isso, os termos relacionados a ela geram alta concorrência nesse período. Nesse sentido, é importante ter uma visão estratégica de marketing digital para gerar resultados sem gastar tanto.
No gráfico acima, extraído do estudo Tendências e Insights Black Friday 2022 realizado pela Macfor, é possível visualizar o grau de dificuldade das palavras-chave. Esse é o tamanho da concorrência que um anúncio com esses termos deve enfrentar para alcançar o topo da página do Google e ter mais chances de impactar o usuário.
Podemos perceber que, embora seja um termo de alta procura, o frete grátis apresenta menor custo por clique do que os outros termos como desconto e promoção, por exemplo.
Isso significa que, até o momento desse levantamento recente, o número de anunciantes usando o termo frete grátis em campanhas é menor do que o índice de marcas anunciando com os outros termos relacionados às vantagens mais desejadas.
Por isso, de acordo com esses dados, se a sua marca quer vender mais na Black Friday, gastando menos em campanhas online, uma boa estratégia é fazer anúncios com os termos “cupom” ou até mesmo “frete grátis”.
Acesse mais tendências e insights da Black Friday 2022 neste estudo completo feito pela Macfor, agência de marketing digital full service.
Conheça a Macfor.