Lollapalooza 2023: ações de marcas no ano em que festival tem fãs frustrados
O Lollapalooza 2023 acontece no Brasil nos dias 24, 25 e 26 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo capital. Este ano, como em outros, o festival de música vai contar com grandes patrocínios de marcas como o Bradesco, por exemplo.
Nesta edição do evento, em especial, as marcas que vão realizar ativações para o público ao longo do festival, terão que pensar em como interagir com um público que teve algumas frustrações, já que vários dos artistas do line-up desistiram da participação nas datas anunciadas.
Neste artigo, vamos falar sobre como o Lollapalooza segue sendo uma grande atração para as marcas apesar dos seus altos e baixos na relação com o público, e quais devem ser as principais ativações de grandes marcas no festival.
Veja também: por que as marcas investem alto no BBB 23 apesar da baixa audiência.
O que você vai ver neste artigo
- Lollapalooza 2023 Brasil
- Lollapalooza Brasil 2023: atração para grandes patrocinadores
- Principais marcas patrocinadoras do Lollapalooza 2023
- Lollapalooza 2023: apresentações canceladas
Lollapalooza 2023 Brasil
O Lollapalooza é um dos maiores festivais de música do mundo. É um evento anual que dá palco para artistas de música alternativa, rock, heavy metal, punk rock, entre outros e tem edições nos seguintes países:
- Estados Unidos;
- Brasil;
- Argentina;
- Alemanha;
- Chile;
- França;
- Suécia.
No seu país de origem, Estados Unidos, onde o festival foi criado em 1991 e agora acontece todo ano nos verões de Chicago, o evento ajudou a popularizar artistas históricos como Amy Winehouse e Lady Gaga.
Nos EUA, o evento é um tanto maior que nos outros países que também realizam edições. Em 2022, o Lollapalooza Chicago teve 9 palcos e recebeu quase 200 artistas e bandas como Metallica, Dua Lipa e Lil Baby.
No Brasil, o Lollapalooza tem uma presença enorme e é largamente esperado pelos fãs todos os anos. O festival chegou ao solo brasileiro em 2012 e se consolidou entre o público trazendo, desde então, várias atrações internacionais, popularizando, aqui, também novos artistas da cena global da música alternativa.
Em 2020 e 2021, o Lollapalooza Brasil teve suas edições canceladas em razão da pandemia. No retorno, em 2022, contudo, o festival recebeu mais de 300 mil pessoas e este ano deve ter um público ainda maior, apesar dos desafios que vem enfrentando com a frustração de fãs devido a vários artistas que cancelaram suas apresentações.
Lollapalooza Brasil 2023: atração para grandes patrocinadores
Além do grande público, o Lollapalooza é uma forte atração para as grandes marcas do Brasil, por isso, o festival conta todos os anos com patrocinadores de peso que criam experiências para além da música.
Grandes marcas como Bradesco, Budweiser, entre outras, patrocinam o Lollapalooza e realizam ativações em áreas específicas dentro do evento. As marcas responsáveis pelos patrocínios mais altos marcam presença em áreas de grande visibilidade como o palco principal e secundário. Além disso, a área de alimentação é um forte chamariz para as marcas.
Outra estratégia das grandes marcas nesses festivais é a criação de espaços próprios para oferecer experiências exclusivas aos participantes. Este também é o caso do Bradesco que, como patrocinador master do Lollapalooza Brasil, terá o Espaço Bradesco na edição deste ano.
Este é um projeto cenográfico e arquitetônico da marca que ficará localizado na Alameda de ativações do evento, onde o público terá acesso a um rooftop com vista privilegiada, tobogã, além de um glass stúdio onde será gravado o videocast especial do Bradesco sobre o Lolla, sob o comando da influenciadora Foquinha.
O Bradesco, inclusive, é uma das marcas que vai aproveitar para ativar canais como seu canal do YouTube ao longo do festival, pois todo o conteúdo produzido no evento será transmitido lá, até mesmo sua interação no espaço Lolla Lounge, onde vai instalar um jogo da memória em formato gigante.
Principais marcas patrocinadoras do Lollapalooza 2023
As marcas que patrocinam o Lollapalooza Brasil não ganham visibilidade apenas no local do evento.
As maiores contam com comunicações visuais em toda a cidade onde o festival acontece, especialmente, nos transportes públicos e estações de trem e metrô, além de marcar presença no site do festival entre as seguintes categorias.
Patrocínio master:
Budweiser, Chevrolet, Adidas, Johnnie Walker e Vivo.
Patrocínio:
Coca-Cola e McDonald ‘s.
Apoio:
Tanqueray, Sadia, Mike’s, Next, Braskem, Olla e Samsung.
Entre os canais de mídia estão:
Rede social oficial:
Instagram.
Media Partners:
Globo, Multishow, Globoplay, 89 A Rádio Rock, Mix e Eletromidia.
Entre as principais ativações das marcas no Lollapalooza 2023, estão atrações interativas como tendas de realidade virtual, estandes de jogos, estúdios de tatuagem, áreas VIP para assistir e ter acesso antecipado aos shows, além de oportunidades únicas como encontros com os artistas.
Lollapalooza 2023: apresentações canceladas
Na edição de 2023 do Lollapalooza Brasil, as ativações das marcas terão que ser uma atração ainda mais forte, visto que é um dos anos em que mais artistas cancelaram a própria participação no festival.
A organização do Lollapalooza 2023 está enfrentando a frustração de alguns fãs que compraram ingressos com antecedência e agora estão descontentes, pois alguns dos artistas mais aclamados estão cancelando suas apresentações.
Além dos cancelamentos, a expectativa gerada pela presença de artistas que acabaram nem fazendo parte da line-up também foi motivo de insatisfação, especialmente em relação a Paramore, Avril Lavigne e Machine Gun Kelly.
Os artistas que cancelaram as apresentações no Lollapalooza 2023 no Brasil, para a infelicidade dos fãs foram:
- Blink-182;
- Omar Apollo;
- Dominic Fike;
- 100 Gecs;
- Willow Smith.
Parte do público questionou se não seria momento para reembolsar os fãs, visto o alto número de apresentações canceladas. No entanto, a aposta do festival será em substituir as performances por artistas de grande popularidade e contar também com as experiências proporcionadas pelas marcas.
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