Campanhas de marketing de sucesso são aquelas que são capazes de dialogar com os traços de personalidade das pessoas que fazem parte da audiência, que funcionam de acordo com seu jeito para aprender coisas novas e fazem o público se identificar a partir da suas visão de mundo. É nesse sentido que o ChatGPT está sendo muito útil para os gestores de marketing.
Longe de ser uma “adversária” para os profissionais de marketing, essa ferramenta de inteligência artificial tão em hype recentemente, torna-se um recurso indispensável para realizar comunicações eficientes que falam diretamente com diferentes públicos a partir dos seus pontos específicos que falaremos a seguir.
Veja como você pode usar o ChatGPT para personalizar as suas campanhas de marketing.
- O que você vai ver neste artigo:
- ChatGPT e sua inteligência artificial para o marketing
- O desafio das campanhas de marketing
- 3 formas de usar ChatGPT para otimizar campanhas de marketing
ChatGPT e sua inteligência artificial para o marketing
O ChatGPT foi apresentado ao mundo em novembro de 2022 numa versão teste que já é impressionante. Trata-se de um sistema de inteligência artificial criado pela empresa norte-americana OpenAI.
É um chat como o próprio nome já diz, por meio do qual é possível conversar sobre quase qualquer assunto com uma IA que responde com naturalidade e fluidez incrivelmente semelhantes a um ser humano se comunicando.
Capaz de tirar dúvidas, informar sobre diversos temas, traduzir e até programar, as reações do mercado a esta nova ferramenta ficam entre o entusiasmo e o assombro com a sua habilidade em imitar a forma de se comunicar do ser humano.
Este salto tecnológico pode ser extremamente útil para o marketing, justamente por essa capacidade de se comunicar com pessoas de forma espontânea.
O desafio das campanhas de marketing
Um grande desafio das campanhas de marketing é comunicar-se com diversos públicos de forma personalizada, sobretudo em tempo que outros tipos de inteligência artificial permitem segmentar as campanhas por localização geográfica, idade, gênero, profissão etc.
Cada pessoa carrega consigo uma configuração social que é o que determina como ela vai reagir e responder a cada situação, problema, promoção, política e tomada de decisão. Isso vem a partir da sua personalidade, comportamento e visão de mundo.
Uma campanha de marketing só gera conversões quando consegue interagir diretamente com esses pontos. Isso nunca é uma tarefa simples e depende muito do conhecimento e do feeling dos profissionais.
Aplicar esse feeling em cada um dos pontos citados acima pode fugir da capacidade do time, é por isso que uma ferramenta como ChatGPT vem para agilizar a criação de conteúdo personalizado sem que a equipe perca tempo e qualidade.
Veja a seguir as principais formas de usar o ChatGPT para personalizar suas campanhas de marketing.
3 formas de usar ChatGPT para otimizar campanhas de marketing
Especialistas declaram que IAs como o ChatGPT que são designadas como “modelos de linguagem” apenas imitam a forma humana de comunicar e interagir. É justamente por isso que você pode colocar essa imitação para trabalhar a seu favor é um ótimo caminho. Confira como fazer isso de forma inteligente.
Copiar, imitar e ajustar: a mais velha – e melhor – estratégia de marketing. Veja mais aqui.
- Criar várias versões de conteúdos
Os estudos em ciências comportamentais mostram que as pessoas respondem melhor à interações com as quais se identificam. Isto é, cada um se expressa e se comporta de uma forma específica, e fica satisfeito quando encontra algo ou alguém que se identifica consigo.
Por isso, você pode usar o ChatGPT para criar versões de conteúdos que alcancem diferentes grupos de pessoas com comportamentos e opiniões diferentes, adaptando a mensagem de acordo com linguagem, tom e segmentação de público.
- Simular diálogos
Ter um SAC eficiente é uma chave fundamental para o sucesso de estratégias de marketing. Como o ChatGPT é uma IA alimentada por muitos – muitos dados – gerados online, você pode usar essa inteligência para responder os usuários da melhor forma de acordo com perguntas e respostas que já foram feitas no passado.
Basta definir os objetivos, os diferentes perfis de público e os contextos, para solicitar ao ChatGPT que ele mostre modelos que auxiliem a ajudar, orientar e instruir de acordo com as dúvidas em cada ocasião.
- Usar paralelos relevantes
Às vezes, quando falamos com públicos de nichos muito específicos, corremos o risco de usar uma linguagem que não faz sentido. Ou mesmo, quando é necessário esclarecer termos técnicos, científicos ou jurídicos para uma audiência não familiarizada com esse eixo.
Para isso, você pode solicitar ao ChatGPT que crie analogias e faça paralelos para que as pessoas possam compreender melhor determinados assuntos. Dessa forma, as coisas ficarão muito mais claras tanto para sua audiência quanto para você.
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