Estratégias omnichannel para aumentar vendas em supermercados: técnicas comprovadas
O consumidor não diferencia mais o digital do físico quando o assunto é fazer compras: ele quer apenas comprar o melhor produto, com o melhor preço e a melhor experiência de compra. Por isso, as ideias para aumentar as vendas em supermercados precisam ter como base estratégias omnichannel para oferecer essa jornada híbrida para os clientes.
Você, no varejo supermercadista, já deve ter percebido o que os especialistas declaram como o momento atual do setor: é preciso dizer adeus ao omnicanal e entrar de vez na era das compras híbridas. E como devem ser as estratégias de marketing para supermercados neste momento?
É isso que vamos desvendar neste artigo e apresentar as principais estratégias omnichannel para seu supermercado se reinventar com campanhas de marketing digital e se adaptar aos desejos do consumidor.
Veja como seu supermercado pode vender mais e aumentar o ticket médio dos clientes.
Como criar estratégias omnichannel para seu supermercado vender mais
As análises recentes mais aprofundadas do varejo supermercadista mostram que as estratégias omnichannel não se tratam apenas de estar presente em vários canais, mas sim interconectar todos os canais onde a sua marca está.
O maior desafio para os grandes supermercados é a transformação para garantir no online a mesma qualidade das lojas físicas e conectar todos os pontos da experiência de comprar para oferecer, de fato, uma jornada híbrida.
Agora você vai ver como o marketing digital é o melhor caminho para dominar a era das compras híbridas e como ele é o aliado para criar estratégias omnichannel mais assertivas para seu supermercado vender mais.
Nessa pesquisa da HarrisX sobre “A transformação da experiência das lojas”, é possível verificar que a maioria dos consumidores, globalmente, prefere as experiências online e híbridas de compra em relação às lojas físicas.
No Brasil, o índice é de 78% de consumidores que preferem online e híbrido ao varejo físico. É para atrair essa maior parcela que você precisa de marketing digital para supermercados a fim de melhorar os principais pontos dessa nova jornada de compra.
Supermercado omnichannel: como seguir esta tendência com o marketing digital
As fronteiras entre comprar online e nas lojas físicas devem ficar cada vez menores. Isso significa que essa é a oportunidade para o seu supermercado procurar as soluções digitais para oferecer essa jornada híbrida com experiências mais satisfatórias, rápidas e eficientes em todos os canais em que a sua marca está presente.
A grande pergunta que os varejistas devem responder é: se o consumidor pode fazer compras do conforto do seu sofá, o que deve motivá-lo a ir até o supermercado? Existem duas formas de responder essa pergunta corretamente para seu supermercado vender mais.
- Disponibilizar formas para o cliente comprar do seu supermercado sem sair de casa.
- Fazer o cliente conhecer as vantagens exclusivas dos seus pontos de venda físicos.
Nessas duas respostas você precisa recorrer às soluções de marketing digital para supermercados.
Criar um e-commerce ou aumentar a awareness sobre o e-commerce do seu supermercado exige disponibilizar canais sólidos e bem estruturados para seu cliente chegar até sua marca no online e ter uma experiência de compra favorável.
Veja os resultados reais que um e-commerce bem estruturado pode trazer ao seu supermercado.
Fazer o cliente saber das suas vantagens exclusivas dos pontos de venda físicos exige uma comunicação omnichannel: isto é, levar as mensagens estratégicas para todos os canais em que o cliente está presente e impactá-lo nos momentos decisivos para a compra.
Com marketing digital para supermercados é possível identificar com precisão:
- os canais mais eficientes para suas campanhas;
- os momentos mais estratégicos da jornada de compra;
- o comportamento do cliente em relação às compras nessa jornada entre vários canais digitais.
Hoje, inclusive, é muito mais fácil analisar esses dados porque as ferramentas especializadas evoluíram exclusivamente para compreender melhor o comportamento do cliente entre vários canais: sites, e-commerces, aplicativos.
Isso, por exemplo, é o que o Google Analytics 4 oferece e o seu supermercado pode usá-lo de forma a compreender a fundo o comportamento do seu cliente e ter insights muito mais numerosos e ricos que são decisivos para aumentar vendas.
Aprenda a usar todos os novos recursos do Google Analytics 4.
Quer conhecer a história real de um grande supermercado que soube usar o marketing digital para levar a qualidade do físico para o online e vender muito mais?
Então, veja como o Dalben Supermercados criou um e-commerce e aumentou as vendas em quase 100% em menos de 1 ano.