Case de SEO no segmento de revestimentos cerâmicos: mais 385% em tráfego orgânico
Conheça a jornada de sucesso do Grupo Fragnani, uma das maiores empresas do segmento de revestimentos cerâmicos do Brasil. Em 2021, este player queria levar a sua relevância para o ambiente digital e com uma estratégia sob medida para o seu negócio, conseguiram elevar o tráfego orgânico em mais de 385%, gerando um impressionante case de SEO.
Atuando em um segmento específico e altamente competitivo, o Grupo Fragnani enfrentou o desafio de estabelecer-se como autoridade no meio digital e obter crescimento orgânico. Para alcançar os resultados desejados, eles escolheram a Macfor, uma agência full service de marketing digital.
Os resultados e como as metas foram,superadas é o que você verá a seguir.
A meta de tráfego orgânico do Grupo Fragnani
Quando o Grupo Fragnani fez parceria com a Macfor em 2021, seu objetivo era fortalecer sua presença digital devido à crescente demanda por produtos cerâmicos e ao aumento das compras online.
A empresa estava no momento de tomada de atitude, pois compreendeu que no cenário atual, players de todos os portes no segmento investem cada vez mais em estratégias digitais para atrair um público qualificado.
Assim como em outros setores, a busca por visibilidade nos motores de busca, como o Google, é uma das batalhas mais acirradas no segmento. Além disso, o Grupo Fragnani tinha o objetivo de se posicionar diante da concorrência direta de vários marketplaces especializados em construção, reforma e design.
Por isso, a estratégia de SEO especializada para o Grupo Fragnani levou em consideração vários fatores complexos.
O Grupo Fragnani
Como um dos maiores fornecedores de revestimentos cerâmicos do Brasil, o Grupo Fragnani é um conglomerado de grandes marcas de cerâmica do país: Incefra, Incenor e Tecnogres. Desde 1971 no mercado, a empresa começou com a fabricação de telhas e tijolos e hoje é uma das maiores referências nacionais em revestimentos e pisos cerâmicos.
A estratégia para o Grupo Fragnani se tornar um case de SEO
Como é possível verificar em comparações do Google Trends, a busca online por produtos de cerâmica apresentou um aumento notável nos últimos 5 anos. A partir disso, os mais diversos players procuraram formas de figurar entre os primeiros nomes da página de resultados do Google.
Em vista disso, quando o Grupo Fragnani decidiu desenvolver uma estratégia de SEO, sua concorrência era tanto com marcas de cerâmica quantos com os grandes players do setor de construção e reformas.
O Desafio
Os players do segmento de cerâmica competem acirradamente para alcançar os primeiros resultados nas páginas de pesquisa, pois sabem que a posição de destaque nessas listagens é fundamental para gerar tráfego qualificado e aumentar as chances de conversão.
Em vista disso, as palavras-chave relacionadas a revestimentos cerâmicos, como “cerâmica”, “revestimentos cerâmicos”, “pisos cerâmicos” e outras variações, são altamente concorridas.
No começo da estratégia, o site do Grupo Fragnani tinha apenas 618 palavras-chave orgânicas que geravam acessos e uma recorrência de 4 artigos de blog por mês. O desafio foi gerar crescimento a partir de métricas com volumes inicialmente bem baixos para os padrões do segmento.
A estratégia especializada
O sucesso do site do Grupo Fragnani veio a partir de uma estratégia sob demanda orientada por uma imersão no negócio. Veja cada etapa para aumentar o tráfego orgânico em mais 385%.
Pesquisa detalhada de palavras-chave
Um dos principais focos da estratégia foi a pesquisa detalhada de palavras-chave. A partir da identificação de uma série de termos para o negócio, incluindo “cerâmica”, primeiramente, os conteúdos de site e blog foram otimizados para que esses termos aparecessem com maior destaque.
Otimização de conteúdo
Com uma otimização de todo o conteúdo do site, os aspectos técnicos do site foram aprimorados também a fim de maximizar o impacto das palavras-chave.
Vários processos foram realizados nessa fase, como ajustar meta tags e otimizar títulos e descrições até melhorar a estrutura das URLs, tudo alinhado em detalhes, além disso, de melhorias em UX para aprimorar a velocidade de carregamento do site.
Os resultados de SEO do site do Grupo Fragnani
A partir da estratégia criada, alinhada e executada em detalhes, o Grupo Fragnani obteve resultados de SEO impressionantes:
- Mais de 555% de aumento no número de palavras-chave que geram tráfego orgânico para o site. Um salto de 618 para 4055 entre maio de 2021 e maio de 2023.
- Mais de 385% de aumento de tráfego orgânico: de 1792 visitantes em maio de 2021, o índice saltou para 8693 em abril de 2023.
- Mais de 114% de elevação no número de acessos somente entre abril e maio de 2023, números extraordinários.
- Mais de R$300 mil economizados em custo de tráfego.
- Mais de 400% de ROI.
Os números são apenas parte da história desse grande case de SEO do Grupo Fragnani, pois o maior ganho da empresa foi a expansão do seu posicionamento, já que hoje seu site aparece entre as primeiras posições do Google na página de resultados para buscas relacionadas a produtos de cerâmica.
Parceria Grupo Fragnani e Macfor
O Grupo Fragnani contou com a expertise em marketing digital da Macfor, por ser uma das melhores agências full service do país com altíssimo nível de competência em todas as frentes do digital, especialmente, otimização para motores de busca e Analytics.
Conheça a Macfor e construa o case de SEO da sua empresa.