Adaptar o conteúdo da sua marca em blogs e outros canais digitais para os mecanismos de resposta é um processo que envolve trabalhos constantes de análise, adaptação e melhorias contínuas: isto é a prática de Answer Engine Optimization (AEO), ou seja: otimizar seu conteúdo para as plataformas de chatbot com IA.
As estratégias de AEO exigem monitoramento constante, ajustes rápidos e uma abordagem data-driven para otimizar os resultados nas respostas geradas pelas IAs.
Neste artigo, você vai ver formas de como medir o desempenho da sua estratégia de AEO, utilizando ferramentas de análise, métricas-chave e práticas ágeis de otimização contínua para melhorar sua visibilidade nas respostas das IAs, como ChatGPT, Perplexity e Gemini.
Veja também: Como produzir conteúdo para o ChatGPT indicar sua marca
É possível medir quantas vezes sua marca aparece em respostas do ChatGPT e outras IAs?
Embora não haja a mesma precisão das ferramentas de SEO, é possível analisar o volume de vezes que sua marca aparece nas respostas geradas por plataformas de IA como ChatGPT, Perplexity, Google Gemini e Bing Chat.
Mas esse processo envolve monitoramento contínuo e o uso de ferramentas especializadas.
Ao contrário dos mecanismos de busca tradicionais, onde você pode verificar rankings fixos de palavras-chave, as respostas geradas pelas IAs são dinâmicas e podem variar a cada consulta, o que torna o monitoramento mais complexo.
Veja também: 5 pilares do AIO: como era no SEO e como é agora com a Inteligência Artificial
Como medir a visibilidade da sua marca nas IAs generativas?
Para monitorar se sua marca é várias vezes mencionada nas respostas da IA, você pode adotar as seguintes abordagens:
- Ferramentas de monitoramento de marca em IA:
Ferramentas como GPTrends, Profound, Goodvie e Superlines permitem que você rastreie quando e como sua marca é mencionada nas respostas das IAs.
Estas ferramentas coletam dados sobre quantas vezes sua marca aparece, o contexto em que é mencionada, e a frequência de menções em respostas geradas por plataformas como ChatGPT e Bing.
Ao usar essas ferramentas, você pode obter insights sobre quanto sua marca está sendo mencionada ou se está perdendo espaço para concorrentes.
Mas embora algumas dessas plataformas ofereçam versões gratuitas ou testes limitados, os recursos completos e mais avançados geralmente estão disponíveis apenas com assinaturas pagas.
- Monitoramento manual e consultas diretas
Além de ferramentas especializadas, outra abordagem é realizar consultas manuais diretamente nas plataformas de IA, utilizando palavras-chave relacionadas ao seu setor ou à sua marca.
Com isso, você pode verificar se sua empresa está sendo citada e, caso contrário, ajustar sua estratégia de conteúdo.
- Monitoramento de tráfego proveniente de IAs:
Acompanhando dados de tráfego através de ferramentas como Google Analytics, você pode monitorar referrers como chat.openai.com ou bing.com, identificando o tráfego proveniente de consultas de IA.
Isso pode fornecer uma indicador indireto de quando sua marca foi mencionada em uma resposta de IA, ao observar o aumento de visitas associadas a essas fontes específicas.
- Teste A/B de conteúdo para AEO:
Uma das melhores maneiras de melhorar o desempenho do conteúdo nas respostas da IA é por meio de testes A/B.
A prática de A/B testing permite que você experimente diferentes versões de conteúdo ou formatos para ver qual desempenho resulta em melhores resultados nas IAs.
Como realizar A/B testing para AEO?
- Teste de conteúdo: experimente diferentes formas de apresentar suas respostas. Por exemplo, se você tem um guia longo, teste resumos concisos no início, ou use perguntas de formato claro para ver qual versão é mais facilmente extraída pela IA.
- Teste de formato: alterar a estrutura do conteúdo, como mudar de listas de bullet points para tabelas comparativas, pode impactar a chance de sua página ser escolhida pela IA para apresentar uma resposta direta.
Especialistas declaram que páginas com formatação clara e estruturadas em listas ou tabelas têm maior chance de serem candidatas a featured snippets, uma oportunidade de aparecer nas respostas de IA.
Quais são as principais dificuldades em monitorar suas menções em IAs?
Embora seja possível rastrear as menções, a natureza dinâmica das IAs cria desafios:
- Resultados variáveis: as respostas das IAs são frequentemente atualizadas e podem variar a cada consulta devido a mudanças nos modelos ou nas fontes de dados. Isso torna o monitoramento não linear e exige um acompanhamento constante.
- Falta de indexação estática: ao contrário de páginas da web, as respostas de IA não são indexadas da mesma maneira. Portanto, não é possível ver relatórios de ferramentas como Google Search Console para saber quantas vezes sua marca foi mencionada. Isso exige uso de soluções de monitoramento em tempo real.
- Visibilidade em várias plataformas: o monitoramento precisa ser realizado em várias plataformas de IA, como ChatGPT, Google Gemini, Bing Chat e outras, já que cada uma delas tem fontes de dados e algoritmos diferentes que podem influenciar a presença da sua marca.
Por que acompanhar as menções da sua marca nas IAs agora?
Você precisa acompanhar as menções da sua marca nas respostas das IAs, pois o uso de chatbots com IA está se tornando cada vez mais predominante no comportamento do usuário.
A interação com plataformas como ChatGPT, Google Gemini e Bing Chat já é parte da rotina de milhões de pessoas e está se transformando em um hábito tão comum quanto realizar uma busca no Google.
Segundo a OpenAI, o ChatGPT já processa entre 35 a 50 milhões de consultas diárias apenas na versão do chat (sem contar as integrações em outros aplicativos), enquanto o Google ainda lidera com mais de 14 bilhões de buscas diárias.
- Mas é preciso levar em conta que o ChatGPT é um concorrente que surgiu em 2022 para o Google que existe desde 1996.
Esses números revelam a importância de estar visível nas respostas geradas pelas IAs, uma vez que cada vez mais os usuários buscam respostas diretamente nas IAs, sem a necessidade de clicar em links de busca tradicionais.
Além disso, estudos indicam que as decisões de compra e percepções de marca estão sendo muito influenciadas pelas respostas dessas plataformas.
Monitorar as menções de sua marca nessas respostas permite que sua empresa ajuste sua estratégia de conteúdo e AEO para garantir que está sendo citada nas consultas mais relevantes, evitando que sua marca perca espaço para os concorrentes.
Como integrar as métricas de AEO ao seu marketing digital?
A coleta e análise de dados de AEO é essencial para refinar e adaptar sua estratégia de otimização. No novo cenário em que as IAs têm papel crucial nas buscas e decisões de compra, medir o desempenho das suas respostas nas IAs pode antecipar tendências e melhorar o desempenho do seu marketing.
Métricas essenciais para AEO:
- Taxa de aparição: quantas vezes seu conteúdo é utilizado pelas IAs para responder perguntas dos usuários.
- Impacto nas conversões: como a citação de sua empresa nas respostas de IA está impactando as taxas de conversão? Isso pode ser analisado com funis de vendas e análise de conversão atribuída ao tráfego vindo das IAs.
A natureza variável das inteligências artificiais (IAs) significa que não existe uma fórmula única para garantir resultados consistentes. As IAs estão em constante evolução, e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã.
Por isso, a adaptação rápida e o ajuste contínuo da estratégia de AEO são fundamentais para manter sua marca relevante nas respostas de IA.
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Empresas que monitoram as respostas de IA podem ajustar suas campanhas e conteúdos de maneira mais eficiente do que as que não estão se antecipando.
Uma agência especializada em AEO tem acesso às ferramentas e o conhecimento necessário para realizar esse monitoramento de forma contínua, garantindo ajustes rápidos nas estratégias com base nas tendências e mudanças nas plataformas de IA.
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