Por tonybangkok/envato
Os 100 dias do reality show mais comentado do país até podem estar perto de acabar, mas notamos, cada dia mais, que o efeito Juliette está apenas começando. Entenda a estratégia por trás do fenômeno que vem surpreendendo até mesmo os especialistas em redes sociais.
Quem é Juliette Freire?
Antes de mais nada, saiba de quem estamos falando. Juliette Freire é a advogada e maquiadora de 31 anos que conquistou o Brasil no BBB 21 e, por isso, é considerada a principal favorita para levar o prêmio de R$ 1,5 milhão.
A personalidade forte e genuína da sister é fundamental para entender o efeito Juliette. Afinal, ela já conquistou mais de 21 milhões de seguidores no Instagram durante o programa, com um alcance orgânico surpreendente. Como resultado, o perfil superou o engajamento de Viih Tube, que era, até então, a participante com mais followers na rede social.
Nascida em Campina Grande, na Paraíba, a caçula de cinco irmãos sempre se mostrou determinada e disposta a alcançar grandes sonhos. Além de trazer a representatividade nordestina para o reality, Juliette conquista o público com sua espontaneidade e carisma.
Nos bastidores das redes, porém, há uma estratégia eficaz que busca produzir um conteúdo humanizado, promovendo números expressivos que não seriam atingidos através de automações.
Como surgiu o efeito Juliette?
O efeito Juliette é resultado de uma forte presença digital, que reproduz a personalidade da sister. Cerca de vinte especialistas são responsáveis pela gestão das suas redes, incluindo redatores, designers, videomakers, social medias e analistas de directs, para responder às interações.
Ao entrar no programa, Juliette tinha aproximadamente 4 mil seguidores, ao contrário de outros participantes do grupo camarote, que já iniciaram o jogo com alguns milhões. Além de uma equipe que realmente entende de marketing digital, as suas atitudes no BBB 21 são um dos principais combustíveis para explicar o fenômeno.
Mesmo durante as mais polêmicas situações, o forte senso de justiça da participante cativa os espectadores, que acreditam e torcem pela possibilidade de uma pessoa comum levar o prêmio para casa – sem contar, é claro, com o senso de humor responsável por gerar memes incríveis.
De acordo com Fabrício Macias, CBDO da Macfor, “o que os números da Juliette mostram de engajamento não se consegue com robôs ou publicações patrocinadas. O conteúdo é humanizado, existe estratégia por trás, além do timing.”
Isso quer dizer que a equipe de Juliette aproveita cada oportunidade para promover a imagem da participante na internet. O reality show se tornou uma grande vitrine virtual, em que o marketing é explorado de diversas formas. Por isso, é de se esperar que ações coordenadas por squads dedicados tragam resultados surpreendentes.
Efeito Juliette: como conquistar o Brasil utilizando o marketing digital?
Apesar de não existir uma fórmula para alcançar grandes feitos com a sua marca, alguns fatores explicam o segredo do sucesso de Juliette nas redes sociais. Confira para obter insights valiosos para as suas estratégias!
1. Fortaleça a sua presença digital
O time de Juliette está sempre online e presente no dia a dia das pessoas, através de publicações constantes e de interações. Por isso, invista em presença digital para alcançar mais pessoas e mantê-las interessadas.
2. Aproveite para surfar nas tendências
Nenhum momento de Juliette dentro do reality deixa de ser compartilhado, transformado em meme ou citado por sua equipe, para gerar mais engajamento. Saber o momento certo para postar algo tem tudo a ver com acompanhar tendências, algo que o squad da participante faz com excelência.
3. Conheça o seu público-alvo
Quem é o público que assiste a reality shows? Ou que costuma interagir com os ídolos na internet? Conhecer a fundo o seu público-alvo sempre será uma das dicas mais importantes para aprimorar as suas estratégias de Social Media.
4. Aproprie-se do poder da narrativa
A sister é nordestina e faz questão de exaltar a região onde nasceu através de elementos estéticos e contando as suas histórias pessoais. Por isso, a sua participação no programa atraiu muitas pessoas a conhecerem as raízes do nosso país e terem mais respeito pelo Nordeste.
5. Mantenha e coerência on e off
Um dos principais desafios para quem cuida das redes sociais dos participantes do BBB é pensar naquilo que brothers e sisters fariam em determinada situação. A equipe de Juliette sai na frente, com um olhar apurado para manter a coerência do conteúdo, baseando-se na maneira com que a participante age dentro da casa.
Os números de Juliette
Juliette já figura no ranking dos dez perfis brasileiros com mais engajamento no Instagram, ao lado de Anitta, Neymar, Whindersson Nunes e outros famosos. Além disso, a paraibana ocupa a 172ª posição no ranking mundial.
A performance do perfil da sister já superou até mesmo artistas como Billie Eilish: uma das suas publicações no Instagram bateu 1 milhão de curtidas em tempo recorde, um posto que antes pertencia à cantora americana.
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O efeito Juliette tornou-se um case que com certeza vai influenciar as próximas edições, no que diz respeito às ações de marketing por trás dos nomes dentro da casa. Na visão de especialistas, toda a visibilidade conquistada até aqui garante à participante inúmeras possibilidades após o programa, incluindo contratos superiores ao prêmio de R$ 1,5 milhão pago pelo reality da Globo.
Entre os diversos aprendizados que podemos tomar desse fenômeno, está a necessidade cada vez mais evidente de uma equipe especializada em redes sociais para alcançar resultados exponenciais com a sua marca.
Em um meio tão competitivo como a internet, não podemos contar com nada menos do que o melhor squad – e a Macfor pode te mostrar isso na prática.