A estratégia de PR da Taylor Swift nos acontecimentos no show do Rio
Como grandes artista da música ou do cinema devem reagir a partir de eventos trágicos com os quais eles tiveram algum envolvimento, mesmo que indireto? As fatalidades do primeiro show da The Eras Tour no Rio de Janeiro, deu espaço para a estratégia de PR da Taylor Swift que, segundo uma grande especialista da área, foi perfeita.
Por nualaimages/envato
Molly McPherson, entusiasta da mídia e da cultura, é uma americana especialista em relações públicas, com décadas de experiência em assuntos públicos, comunicação de crises e gestão de emergências. Ela analisa as estratégias de PR de grandes artistas internacionais em espaços como sua coluna na Forbes e seu perfil no TikTok.
Ela analisou a estratégia de PR da Taylor Swift em face da morte de uma fã no recente show do The Eras Tour no Rio de Janeiro. Aqui você voce o que a especialista destacou como positivo e negativo na comunicação da cantora.
A reação da equipe de Taylor Swift aos acontecimentos no show do Rio foi adequada?
A cantora Taylor Swift expressou sua profunda tristeza pela perda de uma fã, Ana Clara Benevides, de 23 anos, que faleceu após passar mal durante seu concerto no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. Em uma mensagem tocante, publicada em seu perfil no Instagram com a aparência de uma carta manuscrita, Swift compartilhou seu desalento.
“É com imenso pesar que compartilho a notícia da morte de uma de nossas fãs, ocorrida no início da noite, pouco antes do início do meu espetáculo. Estou devastada com esta tragédia. Embora eu saiba pouco sobre as circunstâncias, está claro que ela era uma pessoa jovem e extraordinariamente bela”, escreveu a artista.
Por outro lado, a Time for Fun, organizadora dos concertos da cantora no Brasil, expressou seu pesar pelo ocorrido através de um comunicado à imprensa, porém não se manifestou sobre as condições climáticas no estádio durante o evento.
Entretanto, o que mais chama a atenção é como a popstar agiu depois dos eventos, afinal, é ela quem precisa ter um contato profundo com o público e manter a aura de magia, heroísmo e positividade que seus fãs formaram sobre ela.
As atitudes que Taylor Swift tomou e a forma de comunicação que escolheu a partir dos eventos trágicos no primeiro show no Rio de Janeiro em 2023 foram adequadas? Veja a análise de uma grande especialista em relações Públicas.
Especialista em PR analisa comunicação de Taylor Swift após eventos trágicos do show do Rio
A especialista em relações públicas Molly McPherson, conhecida como a dama do PR, no TikTok, analisou o posicionamento de Taylor Swift após a morte de uma fã no seu primeiro show do The Eras Tour no Rio de Janeiro e levantou questões muito intrigantes.
Primeiramente, ela lembrou que estratégias de PR envolvem ações de comunicação muito complexas, já que não se trata de publicidade ou marketing e, sim, de uma forma muito sutil de construir uma boa percepção da sua imagem pelo público.
Nesse sentido, ninguém está livre de acontecimentos trágicos, e o que faz a diferença, entre uma boa e uma má estratégia de comunicação é a forma como, de acordo com a profissional, o artista é capaz de assumir seu envolvimento, mas de mostrar evidências que impedem a narrativa a seu respeito não se torne negativa.
O episódio foi um case de gestão de crise
Em sua análise do caso, McPherson observa que o ocorrido no show da Taylor Swift poderia ter dado início à uma crise de reputação, mas que a artista e sua equipe souberam lidar adequadamente com a situação, como destacou nos pontos a seguir.
Uma questão que se levantou a partir do evento foi: “os artistas são responsáveis pelo que acontece de trágico durante os seus shows?” De acordo com a especialista, a resposta para essa pergunta pode mudar conforme as atitudes do próprio artista.
No caso da cantora, ela mostrou muita empatia com os fãs que assistiram seu show em meio as fortes ondas de calor no Rio de Janeiro. Em certo momento, ela até parou o show para assegurar que alguns dos espectadores pudessem receber água.
O posicionamento de Taylor Swift foi em stories
A profissional de PR observou também que Taylor fez a sua declaração sobre o acontecido nos stories do Instagram, uma forma de não manter algo tão trágico no seu perfil por um longo tempo. Além disso, ela adiantou também que não mencionaria o ocorrido no palco, outra atitude para não gerar mídia a partir de uma ocasião tão triste.
Artistas como a Taylor Swift que mantêm um intenso trabalho de PR, para que em suas comunicações com a imprensa ninguém pergunte sobre questões delicadas ou pesadas, buscam nunca falar de questões como morte ou guerra para zelar por sua aura angelical ou até de conto de fadas como verifica McPherson. Mas em tragédias com as quais há um envolvimento claro, não se pode fugir dessas questões.
Ao publicar uma carta escrita à mão, Taylor Swift mostrou o quanto foi tocada pela tragédia e o quanto se importa com a fã. Além de manter o posicionamento de não mencionar diretamente a fatalidade, ao declarar que tudo que ela sabia é que a fã era jovem e muito bonita, ela mostra que pensou nisso, viu fotos da fã e realmente tomou conhecimento da situação.
Embora, tenha mostrado essa empatia, na carta Taylor se distancia do acontecido, evidenciando o pouco que sabe sobre o fato e sua escolha em não querer falar disso, é uma indício de que Taylor aponta para o questão de não ter responsabilidade sobre a situação.
Para a Molly McPherson, o posicionamento com a carta escrita à mão e as declarações do texto foram “perfeição” na estratégia de PR da Taylor Swift.
Qual é a sua opinião sobre o caso? Compartilhe este texto nas redes sociais com o seu comentário.
Saiba tudo que mais importa em marketing digital. Acompanhe o blog da Macfor e assine a BRING ME DATA.