5 estratégias de marketing para agosto, o mês fantasma
Passamos da metade do ano e com apenas alguns meses restantes antes do final, parece ser a hora perfeita para aproveitar ao máximo 2023. No entanto, para os gestores de marketing, este pode não ser o momento certo para fazê-lo. Afinal, que estratégias de marketing podem funcionar em agosto?
Estamos entrando no temido “mês fantasma”, agosto. Esse mês é frequentemente considerado um período de baixas vendas e desempenho. Mas por que isso acontece? E será que esse “mês fantasma” é real?
Veja mais neste artigo.
Por que agosto é considerado um mês fantasma?
Há muitos fatores que contribuem para agosto ser considerado um “mês fantasma”. Principalmente no hemisfério norte, onde é verão nessa época, muitos clientes tiram férias durante o mês, o que leva ao adiamento de novos projetos e decisões até setembro. Como resultado, os processos ficam mais lentos e as vendas diminuem.
Outra razão é que existe uma superstição comercial no mundo dos negócios. Muitos empresários, especialmente os chineses, veem agosto como um mês de azar para fazer transações ou iniciar novos projetos e parcerias.
Isso vem da tradição chinesa de que espíritos famintos percorrem a Terra durante o oitavo mês do ano, causando problemas e infortúnios. Portanto, algumas empresas evitam fazer contratos, lançar projetos, assumir grandes riscos e muito mais, tudo para aplacar os espíritos.
No entanto, outra possível razão pode ser o clima. Nos países em que agosto ainda faz parte do inverno, isso pode afetar o comportamento do consumidor. De fato, de acordo com uma pesquisa, 80% das pessoas afirmam que ficam mais irritáveis no inverno.
Os consumidores parecem ter estilos de vida menos saudáveis e mais despreocupados durante o inverno. Além disso, o inverno também significa temporada de gripe.
Além disso, em algumas partes de vários países, há bloqueios em vigor que afetam os negócios em várias cidades. Todos esses fatores podem contribuir para agosto ser um “mês fantasma” para as empresas. Também deve-se destacar que agosto não tem datas comerciais importantes.
Entretanto, seja superstição ou não, as empresas ainda podem tirar proveito desse “mês fantasma” com as estratégias de marketing certas.
Estratégias de marketing para agosto
Se o seu negócio costuma ter baixas vendas em agosto, aproveite esta oportunidade para melhorar outras áreas da empresa. Afinal, um negócio não é apenas sobre vendas. Veja como você pode aproveitar ao máximo esse mês e voltar mais forte no próximo com estas 5 estratégias de marketing.
1 Concluir tarefas pendentes ou não essenciais:
Você tem tarefas que vem adiando há muito tempo por causa de projetos urgentes ou mais importantes? Como a maioria das empresas não lança novos projetos durante agosto, este é o melhor momento para finalmente concluir essas tarefas.
Além disso, aproveite o tempo para finalizar tarefas não essenciais que também se acumularam. Use este mês como uma oportunidade para terminar as tarefas, para que você possa começar com novos projetos e tarefas no próximo mês.
2 Avaliar o desempenho:
Como agosto está no meio do ano, é uma ótima oportunidade para avaliar o desempenho atual de sua empresa ou equipe. Não importa qual seja a indústria, este é um bom momento para verificar se as operações estão funcionando sem problemas.
Fazendo uma avaliação completa de suas operações e desempenho, você pode identificar o que está funcionando e o que não está. Isso permitirá que você planeje e mude estratégias para alinhar-se aos seus objetivos comerciais.
3 Planejar os próximos passos:
Depois de avaliar o desempenho atual, você agora tem dados e informações sobre o que precisa melhorar. Com base nisso, você pode estruturar novos projetos que estejam alinhados com seus objetivos. Como o “mês fantasma” oferece mais tempo, sua equipe tem tempo suficiente para planejar e resolver os desafios atuais que o seu negócio enfrenta.
Após o planejamento, a parte mais importante é colocá-los em prática. Portanto, comprometa-se com seus planos assim que começar a implementá-los.
4 Cuidar da sua equipe
Durante o “mês fantasma”, também é uma ótima oportunidade para verificar como está sua equipe. Pergunte como eles estão se sentindo e veja se alguns deles estão sofrendo com o esgotamento. O estresse e o esgotamento se tornaram mais comuns e críticos, especialmente durante esta pandemia.
Além disso, converse com eles sobre melhorias necessárias e peça feedback sobre como o negócio pode melhorar ainda mais. É um ótimo momento para se reagrupar e planejar, mantendo também boas relações dentro da empresa.
5 Aprenda uma nova habilidade:
Por fim, que tal você ou sua equipe aprenderem uma nova habilidade? Um negócio continuará a prosperar se continuar inovando para se tornar relevante e útil para os clientes. Para isso, é necessário investir em aprendizado contínuo para você e sua equipe.
Como o “mês fantasma” geralmente oferece mais tempo, aproveite esse tempo incentivando sua equipe a aprender algo novo relacionado ao seu papel. Dessa forma, todos podem contribuir com algo novo e ajudar a aprimorar seus produtos e serviços.
Agosto realmente é um mês fantasma?
Dado que algumas empresas têm um histórico de baixa atividade em agosto, talvez o “mês fantasma” seja real. No entanto, isso não deve parar os negócios em seus trilhos. Use este tempo para planejar ou se reorganizar e voltar mais forte em setembro.
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