Quando você realiza um cadastro em sites, redes sociais e outras plataformas digitais, pode se deparar com informações acerca da política de privacidade. Isso porque deve haver transparência em relação à maneira que tratam dados sensíveis do usuário. Entenda como isso funciona e como adequar o seu negócio à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
O que é política de privacidade?
No marketing digital, os dados são essenciais para desenvolver estratégias eficazes com grande retorno. Ainda mais quando falamos de matemarketing e seu papel no crescimento exponencial de empresas do ramo.
A política de privacidade, ou termos e condições de segurança, trata-se de um documento que descreve quais dados serão coletados no cadastro e de que forma eles serão utilizados por uma plataforma digital.
Logo, seu objetivo é conquistar a confiança do usuário através da transparência em relação aos processos referentes aos dados informados. Nos termos, que devem ser aceitos pelo cliente antes de concluir o cadastro, são apresentadas informações sobre todos os direitos, garantias, formas de uso, processamento e descarte dos dados.
Além de garantir ao cliente total conhecimento sobre como seus dados serão armazenados e utilizados, os termos e condições de segurança reforçam o compromisso e a confidencialidade por parte das empresas.
A nova LGPD
Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor desde setembro de 2020, a política de privacidade ganhou ainda mais importância. Sancionada em agosto de 2018, a Lei nº 13.079 garante proteção ao usuário e penalidades mais graves caso não seja cumprida.
A regulamentação das políticas de uso de dados promove a conscientização e a reformulação de processos operacionais para proteger informações coletadas de clientes. Além da necessidade de consentimento explícito do cliente, a LGPD estabelece princípios quanto à finalidade e necessidade da coleta de dados.
Ou seja, empresas que não deixam explícito em seus termos por qual razão os dados estão sendo coletados e para que serão utilizados devem se adequar às exigências. Dessa forma, será promovida uma mudança de mentalidade para abraçar as novas condições impostas.
Atualmente, sites e qualquer aplicação digital que demande coleta de informações de seus visitantes, para cadastro, compras e pagamentos, por exemplo, é obrigada a fornecer uma política de privacidade detalhada e atualizada nos termos previstos por lei.
Dessa forma, os dados dos clientes são tratados com extremo cuidado, garantindo uma relação de transparência entre o negócio e o usuário. Antes de aprender como adequar-se à nova lei, saiba as principais informações mencionadas nos termos e condições de segurança.
Informações pessoais
Primeiramente, você irá se deparar com informações pessoais básicas, como nome, sobrenome, RG, CPF e e-mail. Como esses dados servem para identificar um usuário dentro de um site, na categoria também estão inclusos o username escolhido, imagem de perfil, se houver, imagem pessoal e número de IP (internet protocol).
O endereço também é mencionado e serve para efetuar eventuais entregas, prestação de serviços, juntamente com a emissão de documentos fiscais.
Dados financeiros e outras informações sensíveis
Dados financeiros normalmente são exigidos em sites que estabelecem transações como pagamentos via cartão de crédito, débito automático e transferências para compras e contratação de serviços. Da mesma forma, aplicativos de transporte e delivery, além de fintechs, são alguns exemplos de plataformas digitais que coletam esses dados sensíveis.
Históricos de conversas e comportamento
As coletas de cookies e preferências do usuário durante a navegação costumam ser feitas com intuito de otimizar o envio de anúncios até o consumidor. Nesse sentido, os seus comportamentos de compra são usados para basear os melhores produtos e serviços que serão ofertados para você.
Em relação às mensagens trocadas entre usuários em redes sociais, as políticas de privacidade também se fazem presentes e, para alívio e segurança de todos, os históricos de conversas são liberados pelos provedores apenas mediante ordem judicial.
Como aplicar uma política de privacidade em 4 passos
As empresas tiveram 18 meses entre a sanção da lei e o momento em que a LGPD realmente entrou em vigor. Aplicar uma política de privacidade é obrigatório para todos os meios digitais, além de sua implementação contribuir para estratégias de marketing de relacionamento e a transformação digital de negócios.
Conheças os dados sensíveis de seus clientes
Antes de mais nada, você deve conhecer os dados sensíveis de seus clientes e como sua empresa os utiliza em seus processos e operações. Segundo, é importante tomar conhecimento das legislações pertinentes a cada segmento. Nesse primeiro passo, cheque as seguintes informações:
- quais dados do seu cliente são coletados?
- como esses dados são coletados?
- para qual finalidade eles servem?
- haverá compartilhamento com terceiros?
- como essas informações sensíveis são coletadas e protegidas?
Tudo isso irá facilitar a aplicação de uma política de privacidade efetiva para o seu modelo de negócio. Sem contar a aproximação com seu cliente, garantindo maior credibilidade ao seu negócio.
Novos contatos? Apenas com consentimento
No segundo passo, é necessário reforçar que o consentimento dos clientes é fundamental. Portanto, de forma clara e objetiva, deve-se explicar as finalidades para as quais os dados serão utilizados e as consequências de uma possível negação por parte do usuário. Essa é a principal etapa da construção e implementação de uma política de privacidade.
Facilite a linguagem e explique como os dados são utilizados
Como um dos objetivos dos termos de privacidade é a aproximação com o cliente para construir um relacionamento de confiança, a linguagem deve ser facilitada e de simples compreensão. Deixe os termos jurídicos e técnicos de lado, mas detalhe com atenção o processo de tratamento e armazenamento dos dados coletados.
Ofereça canais de contato
Por último, mas não menos importante, a disponibilização de canais de contato facilita a resolução de qualquer problema que possa surgir. Depois que você explicar detalhadamente os processos, fique à disposição para o cliente tirar dúvidas ou realizar solicitações referentes aos seus direitos, se necessário.
Seriedade para oferecer total suporte ao cliente
A política de privacidade é um assunto sério e deve ser implementada de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados para garantir total segurança ao seu cliente.
Se você quer transformar o seu negócio e adequar-se às novas demandas do mercado, conte com uma consultoria de marketing digital diferente das outras, onde os seus objetivos são prioridade.