Como ter melhores insights da jornada do cliente com o Google Analytics 4
A versão antiga do GA, o Universal Analytics, será desativada em julho de 2023. As empresas, principalmente as maiores com sites mais extensos, devem migrar para a nova versão o quanto antes. E você já sabe usar o Google Analytics 4?
O GA4 foi desenvolvido com o recurso de machine learning para oferecer insights mais numerosos e ricos mesmo agora que os cookies vão deixar de existir e as restrições em razão da privacidade do usuário estão cada vez mais rigorosas.
Neste artigo, você vai conhecer os novos recursos do Google Analytics 4 que contribuem para uma análise mais flexível e profunda e como usá-los para obter os melhores insights da jornada do usuário no seu site ou app.
Vantagens do Google Analytics 4
O novo Google Analytics foi feito para que os negócios digitais tenham facilidade em adaptar suas estratégias de métricas às constantes mudanças e inovações.
Ele é uma plataforma privacy-driven com foco no futuro, por isso mensura as interações dos usuários com a sua empresa em diferentes plataformas sem duplicação de acessos quando a mesma pessoa acessa um site por meio de diferentes dispositivos.
Dessa forma, oferece métricas muito mais realistas que proporcionam um entendimento completo da jornada do usuário, atendendo sua demanda por privacidade em relação aos dados por conta da LGPD.
Por que o Google Analytics 4 fornece melhores insights
A última versão do Google Analytics é mais completa e inteligente, pois oferece funcionalidades para criar relatórios integrados que permitem cruzar as informações provenientes das mais variadas formas pelas quais os usuários interagem com as marcas no ambiente digital.
Isso é viável, porque no GA4 é possível ter vários fluxos de dados em uma única propriedade.
Análises e relatórios completos e integrados do GA4
A jornada de um usuário em interação com uma marca online, geralmente, é realizada em diversos dispositivos.
Agora, o GA4 compreende essa jornada de forma unificada sem duplicar as visitas de um mesmo usuário em plataformas diferentes. Ele conta com os melhores identificadores disponíveis para avaliar a jornada do cliente em vários dispositivos.
Por essa razão, o GA4 fornece uma experiência muito mais completa e assertiva para todos os tipos de negócio, os que têm apenas site, os que têm somente app e os que têm ambos.
As propriedades que agregam vários fluxos de dados fazem diversos cruzamentos, por isso os insights são melhores e trazem uma visão completa da jornada entre várias plataformas.
As ferramentas de análise são mais flexíveis para perceber as diversas maneiras como as pessoas interagem com a sua empresa.
Por isso a forma como você pode explorar os dados no GA4 é a mais diversa possível, diferentemente do Universal Analytics, que tratava apenas de dados de web e disponibilizava somente relatórios em modelos predefinidos.
O modelo baseado em eventos do Google Analytics 4
O GA4 apresenta uma nova maneira de coletar e mensurar dados que é responsável pelos insights mais inteligentes que a ferramenta oferece. Essa novidade consiste em abandonar o modelo baseado em sessões do UA para passar a processar cada interação dos usuários como um evento independente.
O modelo de dados baseado em eventos torna o Google Analytics 4 uma ferramenta mais flexível e capaz de realizar cálculos personalizados com velocidade.
Nesse contexto, métricas provenientes de cliques e visualizações de páginas, instalações e uso de apps, conversões em qualquer plataforma, entre outras, são registrados entre vários dispositivos e geram insights mais elaborados.
Machine learning e as novas funcionalidades do Google Analytics 4
Em vista dessas inovações, o GA4 foi desenvolvido com o recurso de machine learning para ser capaz de analisar tendências e comportamentos dos usuários mesmo com a eliminação dos cookies.
Por isso, essa versão mais recente conta com novas funcionalidades de Relatórios e Explorações que tornam os dados mais relevantes e acessíveis.
Assim, mais e melhores insights são gerados em toda a jornada do usuário por meio das seguintes funcionalidades novas.
Relatórios em tempo real
Permitem monitorar interações enquanto ainda estão acontecendo, pois mostram eventos ocorridos de 5 segundos a 30 minutos atrás. Esse recurso apresenta um layout baseado em cards para oferecer visualização rápida das informações, por meio das quais é possível avaliar a performance em tempo real e criar novos segmentos para criar em outros relatórios.
Exploração em formato livre
Facilita a visualização dos dados, viabilizando análises pontuais com movimentos de arrastar e soltar métricas relevantes em tela para leituras instantâneas. Ela mostra os dados em tabelas, assim é possível adicionar variáveis importantes e organizar em linhas e colunas, aplicando estilos de visualização como gráficos em pizza, barras, linhas e mapas.
Exploração de funil
Possibilita ver cada passo dos usuários até uma conversão. Ela ajuda a identificar as sequências que culminam em eventos importantes para os negócios e como os clientes entram e saem do funil. É uma ferramenta essencial para potencializar jornadas, criar públicos-alvo mais específicos e reduzir “carrinhos abandonados”.
Exploração de caminho
Permite entender como as pessoas passam por cada etapa da jornada do cliente. Como na exploração de funil, esta inclui os passos dos usuários, mas analisando-os em um fluxo livre que acompanha os caminhos indefinidos, como sequências imprevistas.
Sobreposição de segmentos
Compara até 3 segmentos de usuários para visualizar como eles se relacionam. Isso permite filtrar os públicos específicos oferecendo insights para novos relatórios e estratégias futuras.
Exploração de usuários
Seleciona grupos específicos, estabelecidos por determinada ação como acessar alguma página do site ou fazer algum download, e acessa mais informações sobre esses grupos. Essa funcionalidade é muito útil para identificar comportamentos individuais a fim de personalizar a experiência dos usuários.
Exploração de coorte
Identifica grupos de pessoas relacionadas por eventos específicos. Por meio dessa funcionalidade é possível monitorar o comportamento desses grupos ao longo do tempo.
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