O que é uma landing page e como funciona?
Você provavelmente já ouviu falar em landing page, certo? Trata-se de uma excelente ferramenta, que pode ser usada de maneira estratégica dentro do planejamento de marketing de uma empresa.
“Dados são o novo petróleo.” Essa afirmação foi feita pelo matemático londrino Clive Humby, especializado em data science, e mostra bem a importância das informações para os negócios atuais.
Nesse sentido, as landing pages ajudam na coleta de dados relevantes para a empresa, potencializando as estratégias de aquisição de clientes.
Neste post, vamos apresentar o conceito, mostrar a aplicação prática de uma LP e como ela pode ajudar o seu negócio. Acompanhe!
O que é uma landing page?
Podemos traduzir o termo landing page como “página de aterrissagem” – e de certa forma, é disso mesmo que ela se trata. O visitante chega nessa página por meio de um link, disponibilizado por e-mail, mídia paga, redes sociais, entre outras fontes.
Ele então preenche então um formulário e recebe em troca uma isca digital, que geralmente é um conteúdo rico, como um um infográfico, um ebook, um checklist ou qualquer outro material de interesse.
Para que serve a landing page?
A landing page atua como uma ferramenta de captação e conversão de leads. Vindos de outros locais, os visitantes têm contato com a oferta e informam seus dados.
A partir disso, a equipe de marketing tem material para continuar trabalhando esse lead, até que ele se transforme em cliente, ou direcioná-lo para a equipe comercial, se ele já estiver em um estágio adiantado no funil de vendas.
Para alcançar esse objetivo, é preciso pensar na persona para criar o conteúdo da isca digital, o texto de atração e o design da página de captura.
Qual a diferença entre uma landing page e as páginas comuns de um site?
O site de uma empresa traz diversas informações sobre os produtos e serviços prestados. Alguns investem em estratégias de conteúdo e de inbound marketing, disponibilizando blogs para os visitantes.
Nas landing pages, também é oferecido conteúdo, porém mais aprofundado e capaz de agregar ainda mais valor ao visitante.
Para isso, a LP precisa ser bem concisa. Geralmente, é composta por uma oferta, um CTA e um formulário. Apresentar essas informações de forma objetiva ajuda o usuário a focar na cessão dos dados, sem dispersar.
Por esse motivo, são usados elementos visuais bastante impactantes e que deixam clara a ação a ser tomada.
Quais são as vantagens de uma landing page?
Conheça alguns benefícios que essa ferramenta traz dentro de uma estratégia de marketing.
Maior segmentação
A segmentação de leads é uma etapa muito importante dentro de uma estratégia de inbound marketing. Afinal, apenas com essa classificação, é possível abordar os grupos que realmente estão mais propensos a fechar negócio.
Esse processo permite que a mensagem seja entregue para a pessoa que está pronta para recebê-la.
Com as informações coletadas na landing page, a equipe responsável consegue agrupar os contatos de acordo com áreas de interesse, por exemplo, e construir estratégias de abordagem mais assertivas.
Redução de custos
Conquistar e trabalhar leads até que eles se tornem clientes é um processo demorado e caro. Com a LP, é possível compilar informações importantes rapidamente e a baixo custo.
A partir desse ponto, a equipe comercial pode entrar em contato com esses leads para aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre eles ou tentar agendar uma reunião.
Possibilita testes
A intenção é sempre de provocar a maior conversão possível. Para aproveitar a mesma oferta e entender um pouco melhor o comportamento do seu lead, é possível realizar testes A/B, direcioná-los para grupos diferentes dentro do mesmo objetivo e avaliar por meio de dados qual teve a maior adesão.
Essas informações podem ser usadas para a construção de novos conteúdos ou ofertas para o mesmo público.
Aumento da conversão
Segundo pesquisa da consultoria de marketing Ascend2, uma landing page é capaz de aumentar a taxa de conversão em 25%.
Além de ser um incentivo para o visitante, por conter uma mensagem clara e atrativa, e por oferecer apenas uma ação possível, o cálculo do resultado da campanha pela LP também é facilitado.
Concluindo
Ficou claro o que é uma landing page, por que é usada e como ela pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes alinhados com a proposta do seu produto ou serviço?
Aproveite essa oportunidade de construir uma carteira cada vez mais rica de leads e de expandir a sua empresa.
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