Otimização da taxa de conversão: como elevar seus números em poucas semanas
A otimização da taxa de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization) inclui todas as técnicas para melhorar a experiência do usuário em um site para que ele seja convencido a realizar as ações propostas ali.
Existem vários métodos para aplicar essas técnicas, mas o melhor deles é conhecer os fundamentos dessa otimização. Por isso, neste artigo você vai conhecê-los, entender a fundo o que eleva as conversões de um site e descobrir como se tornar um expert em otimização da taxa de conversão.
Saiba como elevar a taxa de conversão em 4 áreas do seu site.
Princípios básicos para otimizar a taxa de conversão
Para se tornar um expert em otimização da taxa de conversão, é necessário compreender princípios básicos dessa métrica. Assim, você e sua equipe estarão sempre bem equipados para promover um crescimento constante ou reagir às oscilações. Eles são os seguintes:
1. Otimização da taxa de conversão não é uma solução mágica
O foco de CRO é melhorar a experiência dos visitantes no seu site. Isso, claro, está longe de ser uma fórmula infalível para aumentar seu número de clientes. Mesmo que a experiência de um site seja excelente, ainda é necessário mostrar o valor da sua solução para atrair mais leads/clientes.
2. Nem sempre, os melhores hacks funcionam
Você pode encontrar diversas dicas para aumentar suas conversões on-line, mas lembre-se do seguinte: o que funciona para um site ou segmento pode não funcionar para o seu negócio e vice-versa. O melhor modo de otimizar a taxa de conversão é analisar os seus próprios dados e extrair os seus próprios insights. Analisar o que deu certo e o que deu errado dentro do seu site, com seus clientes, certamente, será uma excelente forma de orientar mudanças que você precisa fazer ou para mostrar o que já está dando certo.
3. Palpites e opiniões não têm valor
Otimização da taxa de conversão é puramente uma questão de dados, e essas são as únicas informações válidas para o processo. Não importa quantos anos de experiência tenham os profissionais envolvidos, somente os dados podem dizer com precisão o que funciona ou não para o seu público.
Lembre-se que o público muda e, com essas mudanças, surgem novos gostos, tendências, padrões de comportamento ou perfis. A forma mais segura de acompanhar essas mudanças e estar preparado para elas, é estar sempre de olho nos dados, analisando-os constantemente.
4. Otimização da taxa de conversão é um processo contínuo
De forma estratégica, CRO é um processo de aprendizagem e otimização que deve estar sempre em andamento. Para alcançar um crescimento sustentável, certifique-se de manter as técnicas de CRO apesar dos resultados iniciais.
Lembra que nós falamos que o público está sempre mudando? Se você esquecer disso e ficar com o pensamento de que “na estratégia que está ganhando, não se mexe”, perderá a chance de ajustá-la no momento certo, o que poderá, inclusive, tornar mais difícil a melhoria da estratégia no futuro.
Otimização da taxa de conversão: os recursos necessários
CRO envolve diferentes profissionais e ferramentas para fazer o máximo, com os recursos disponíveis. Em vista disso, a sua empresa vai precisar de um squad com as seguintes capacidades:
1. Planejamento e gerenciamento
Alguém com capacidade técnica e analítica para desenvolver e gerenciar um plano para o seu processo de otimização da taxa de conversão de ponta a ponta, enumerando e priorizando as ações de maior importância.
2. Análise de dados
O monitoramento dos dados do site e do comportamento dos usuários durante a navegação é uma parte essencial do processo. Por isso é essencial contar com profissionais capacitados para realizar essa tarefa com as ferramentas adequadas. Assim, você garante que os melhores insights sejam extraídos para o sucesso das estratégias. Aprenda a usar o Google Analytics 4.
3. Design e desenvolvimento de web
Essas funções são primordiais para desenvolver páginas com foco real em conversão. Além de criar variações de cada página ou área do site para a realização de testes A/B.
4. Conteúdo
É fundamental criar textos que sejam capazes de neutralizar as objeções dos usuários, aumentar sua confiança no produto e convencê-los a realizar a ação que você deseja que eles realizem.
Com as responsabilidades distribuídas, as ferramentas – principalmente, as de análise de métricas – são bem utilizadas, assim como seu orçamento é bem empregado. No entanto, encontrar 4 profissionais para se dedicar exclusivamente à otimização da taxa de conversão do seu site pode ser bem caro. Nesse momento, o ideal é contar com a parceria de uma agência full service.
Veja aqui os cuidados antes de contratar uma agência.
Otimização da taxa de conversão: como estruturar o processo
Confira abaixo o que você deve fazer.
1. Escolher uma plataforma de automação de marketing
Uma plataforma de automação de marketing é essencial para executar análises qualitativas, realizar testes A/B e registrar os resultados em dashboards. É difícil escolher entre as várias tecnologias oferecidas no mercado, mas você deve dedicar tempo para compreender como cada uma pode afetar a performance do seu site de forma geral.
As questões a serem respondidas nessa decisão são:
- Como a plataforma afeta a performance do meu site?
- Agrega valor além da realização dos testes A/B?
- Vai me ajudar a planejar meu processo de otimização da taxa de conversão?
2. Ter serviços de analytics poderosos para o seu site
Antes de começar a otimização da taxa de conversão do seu site, é crucial ter ao seu dispor ferramentas adequadas de Analytics. Elas vão ajudar de duas formas:
- Identificando a taxa de conversão atual do seu site;
- Destacando os problemas de cada área do site, como os pontos em que os visitantes mais abandonam a jornada.
O dano por não contar com uma ferramenta de analytics eficiente será deixar todo o seu processo de otimização da taxa de conversão no escuro. Analytics é importante para analisar seu site antes e depois de cada processo e avaliar o que deu certo e errado.
Garanta as melhores ferramentas e o melhor squad para sua otimização da taxa de conversão
Você não precisa decidir sozinho quais ferramentas empregar no processo e nem como distribuir as responsabilidades. Você pode procurar uma agência full service que realizará esse processo de forma muito mais eficiente e rentável.
A Macfor é uma agência de marketing digital full service que, na sua área de analytics, conta com cientista de dados e matemáticos, garantindo os melhores diagnósticos e análises.
Além disso, por ser uma agência full service, atua em todas as áreas do digital, oferecendo squads altamente qualificados, com profissionais de diversas áreas para assegurar os resultados que sua empresa deseja.
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