É comum encontrarmos na internet fórmulas mágicas de como fazer marketing digital, estratégias que prometem gerar conversões para a sua empresa, cursos que vão te ajudar a faturar inúmeros dígitos em 7 dias, e por aí vai.
Na verdade, já temos bastante experiência para afirmar que, infelizmente, não existem fórmulas ou milagres para quem trabalha no meio digital. Uma estratégia que gerou conversões para uma empresa não vai, necessariamente, funcionar da mesma maneira no seu negócio.
Então, o que você pode fazer já que não deve se apoiar nos resultados dos outros? A resposta é: testar. Realizar testes é a chave para o sucesso da sua marca. Você só vai saber se algo realmente funciona para a sua empresa se você experimentar. Mas como fazer isso?
Os testes A/B são um dos mais métodos mais conhecidos e eficientes. Eles têm o objetivo de comparar variáveis em estratégias de marketing digital para definir quais geram os melhores resultados. Assim, é possível otimizar as conversões das suas páginas, e-mails, CTAs e outros elementos.
Como fazemos um teste A/B
Nos testes A/B, mudamos apenas uma variável de cada vez e analisamos os resultados para ver o que funciona melhor de acordo com a persona do seu negócio. Esse resultado não pode ser considerado universal ou uma fórmula mágica – afinal, ele vai funcionar apenas para a sua empresa.
Esse tipo de teste mostra que alguns ajustes em seu site ou em um e-mail marketing, por exemplo, podem gerar muito mais visitas e leads.
Existe uma infinidade de elementos que podem ser testados um a um, como:
- design de botões;
- cores da página;
- títulos e headlines;
- organização dos elementos;
- URL;
- copys;
- imagens;
- posicionamento de imagens;
- campos de formulário;
- horários de envio;
- call-to-actions.
Todas essas e diversas outras variáveis devem ser testadas e avaliadas com cautela para que a sua página seja otimizada de forma agradável para o seu usuário, conquistando a atenção dele durante a navegação e, claro, resultando no aumento das conversões.
Decisões baseadas em números reais
Com os resultados dos testes A/B, você deixa de supor o que é melhor para a sua empresa e começa a utilizar o que já foi comprovado que vai funcionar. Uma vez testados, os resultados podem ser replicados para outras páginas, e-mails e CTAs do seu negócio.
Assim, as chances das suas estratégias gerarem melhores resultados são muito maiores do que se você simplesmente seguir o que ouviu outras pessoas falando que funciona na internet. Com os testes A/B, você deixa de investir em fórmulas que não trazem resultados para a sua empresa e passa a direcionar os recursos para aquilo que realmente vai otimizar as taxas de conversão.
Por meio das ferramentas que utilizamos, a nossa equipe ainda consegue obter uma infinidade de insights sobre a sua persona. E o melhor: tudo baseado em dados, sem achismos!
Quer saber mais sobre o nosso serviço de Testes A/B e como podemos implementar essa estratégia na sua empresa? Entre em contato com a gente e vamos descobrir como usar os testes ao seu favor!