Testes A/B: guia para melhorar o marketing da sua empresa
Para você qual é a maior vantagem que o digital oferece em relação a outras estratégias de marketing? A maioria dos gestores dizem a mensurabilidade, a tangibilização de cada esforço. Mas outro grande diferencial é a possibilidade de fazer testes A/B. Entenda melhor.
Confira como a Nextel usou testes A/B para aumentar leads em 38%.
Realmente, o grande valor das técnicas e ferramentas do digital vem do fato de tudo ser data driven, isto é, guiado por dados. Diferente dos métodos convencionais como outdoors e televisão, é possível facilmente contabilizar o retorno de uma campanha digital.
Ser capaz de interpretar esses dados permite identificar as forças e as fraquezas de cada estratégia. Assim, é possível transformar insights em ações que melhoram a performance e geram resultados cada vez melhores.
Não importa o seu orçamento ou os seus objetivos, mensuração e a possibilidade de fazer testes são componentes essenciais para otimizar efetivamente suas ações de marketing digital e suas consequentes taxas de conversão.
Sabia que apesar dessas facilidades exclusivamente oferecidas pelo digital, apenas 52% das empresas fazem testes A/B para avaliar a performance de landing pages e outros CTA’s? (Estatística do site Impact).
Sua empresa faz parte desses 52% ou você ainda precisa de uma compreensão maior sobre a prática de testes A/B? Siga a leitura se você se encontra na segunda opção.
O que são testes A/B?
Um teste A/B é um processo em que são comparadas duas versões de uma landing page para verificar qual gera maior engajamento do público alvo. A partir disso, você escolhe uma versão definitiva de acordo com qual performou melhor.
Com base nos resultados do teste A/B é possível fazer grandes melhorias para otimizar a taxa de conversão.
Testes A/B envolvem acionar duas amostras da sua audiência (A e B) para quem você vai disparar separadamente as duas versões da sua landing page. O sucesso dessa medida depende do tamanho dessas amostras de audiência. Quanto maior a amostra, mais confiante você pode ficar com os insights obtidos a partir dos testes.
Dito de outro modo, com maiores amostras de audiência obtém-se maior precisão e estabilidade, uma vez que o teste A/B pode trabalhar com contingentes mais próximos do número real da audiência que representa.
Por que você deve fazer teste A/B?
Porque você deve testar continuamente o que coloca as suas campanhas mais perto dos resultados desejados.
O primeiro passo em uma campanha digital é estabelecer os objetivos que servirão de base para como a campanha deve ser analisada. Frequentemente, por exemplo, esse objetivo é trazer mais tráfego ao site e gerar brand awareness.
Diante disso, a experiência do profissional de marketing diz que é importante usar ferramentas de análise e SEO para fazer a melhoria contínua a performance do site da empresa.
Mas se apenas uma estratégia for colocada para rodar, é provável que realmente haja atração de um volume maior de tráfego ou por outro lado, também é provável que nada aconteça. Dessa forma, não é possível apontar com precisão o que contribuiu ou não para um aumento ou redução de tráfego.
Entretanto, se a empresa escolhe fazer testes A/B, é possível obter insights antes de criar versões definitivas de páginas de conversão dos sites.
Por exemplo: antes de rodar uma campanha no Google Display com a finalidade de direcionar usuários para uma página de produto no seu site, fazer um teste A/B dessa página e implementar os insights obtidos permitirá ver quais atributos da página convertem mais. Assim, a empresa elevará a taxa de conversão a partir de investimentos menores.
Agora você concorda que 52% de empresas que realizam testes A/B é um índice bem baixo?
Onde você pode fazer teste A/B?
Apesar dos testes A/B serem principalmente usados para avaliar landing pages, eles podem ser realizados para otimizar diferentes elementos de sites.
Para marketing de conteúdo os testes A/B são especialmente úteis, uma vez que oferecem um impacto bem grande para as estratégias de SEO. Quanto mais relevante uma página da web é para as necessidades e preferências de um usuário, melhor ela será ranqueada pelos mecanismos de busca.
Quanto melhor é o ranqueamento de uma página, mais provável se torna que um usuário clique nela e assim que um usuário chega ao seu site, as probabilidades de conversão vão crescendo.
Isso serve para demonstrar que testes A/B estratégicos podem explorar o tráfego existente de um site e ir além atraindo tráfego novo.
Entre os elementos que podem ser analisados e otimizados por meio de testes A/B estão:
- títulos e subtítulos;
- calls-to-action (texto e botões);
- hiperlinks;
- imagens;
- posições de textos como preço, promoções e depoimentos.
No entanto, não é recomendado conduzir vários testes A/B ao mesmo tempo, pois pode criar confusão para identificar quais variações realmente geraram melhora e em que nível.
O ideal é testar uma mudança por página a cada teste. Assim, você e sua equipe serão capazes de determinar com clareza quais mudanças tiveram impacto na elevação ou queda da sua taxa de conversão.
Dessa forma, etapa por etapa, é possível implementar séries de testes A/B a fim de aperfeiçoar cada vez mais a experiência dos usuários no seu site.
Como é o processo de teste A/B?
O processo de teste A/B segue passos simples:
- Reunir dados
Usar as ferramentas de analytics permite que você estabeleça quais áreas específicas do seu site devem ser avaliadas por um teste A/B. Para um insight mais detalhado, é recomendável usar um mapa de calor para descobrir como os usuários estão – ou não – interagindo com o seu site.
- Criar duas variações
Pode ser em qualquer elemento, seja mudar o posicionamento ou a cor de um botão, a copy de descrição de um produto, o design de um banner, etc. Seja qual for a mudança, sempre deve haver uma justificação, porque essa alteração vai gerar um novo resultado, o qual você poderá justificar com clareza mais tarde.
- Começar o teste A/B
O seu teste deve rodar por aproximadamente 3 ou 4 semanas em uma considerável amostra da sua audiência para que seja possível obter uma resultado que realmente corresponda à realidade do seu público alvo.
- Analisar a efetividade do teste
A parte mais importante de um teste A/B é a análise que se pode fazer a partir dele. Isso possibilita aplicar o que aprendeu com os resultados do teste e assim realizar mudanças positivas e resultados muito melhores.
Há várias ferramentas com as quais você pode conduzir os seus próprios testes A/B de forma automatizada.
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