Como aumentar o tráfego do seu e-commerce para vender mais que os grandes players
Você já parou para pensar que antes de 2020, quando a maioria das pessoas pensava em e-commerce era da Amazon que elas lembravam? Agora, fazer compras online está cada vez mais comum, isto é, o hábito se naturalizou para todo tipo de varejo.
Então, com o surgimento de vários players de e-commerce, a concorrência aumentou, mas você tem a oportunidade de competir frente a frente com seus grandes concorrentes. Mas como ficar no páreo ou até superar as grandes marcas?
Isso é o que você verá neste artigo: como é possível impactar milhões de pessoas em poucos meses e alavancar as vendas online, tornando o seu supermercado o mais lembrado e encontrado pelos seus clientes.
Saiba mais a seguir a partir de dados e casos reais.
Como ter competitividade com o seu e-commerce?
No varejo supermercadista é onde aconteceu a maior mudança em relação ao e-commerce. Neste segmento, em que a compra em loja física foi sempre dominante, surgiu, a partir de 2020, a necessidade de assumir o digital como uma linha de frente para as vendas.
Inclusive, os maiores players da categoria precisaram mudar seus processos e passar a manter o e-commerce não apenas como uma espécie de acessório, e sim como uma de suas maiores forças.
Então, para os supermercados que ainda querem crescer nessa frente, é válido considerar que para a maior parte dos varejistas, ter o digital como maior fonte de geração de awareness e vendas ainda é relativamente novo.
Por isso há um potencial que você pode explorar tão bem quanto qualquer concorrente, seja ele dono de uma nova marca ou de uma marca tradicional já consolidada.
Veja quais estratégias têm obtido maior êxito em explorar este potencial.
O omnichannel é essencial para aumentar o tráfego do seu e-commerce
Sabia que, de acordo com estudos sobre a transição dos supermercados para as vendas online, o principal elemento para o sucesso para os e-commerces são as lojas físicas?
O que tem sido descoberto, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, é que 97% das compras que são efetuadas em loja física começam online. Grande parte desse contingente, inclusive, realiza quase toda a jornada de compra para saber mais sobre o produto antes de comprar nas lojas.
É possível concluir que, mais do que gostar de compras online, o consumidor gosta de saber o máximo sobre o produto que vai adquirir. Por isso um e-commerce para supermercados não deve ter como objetivo único gerar vendas online, mas também ser um propulsor da jornada de compra dos clientes no varejo físico.
Nesse sentido, é necessário otimizar o seu e-commerce tendo em vista a experiência omnichannel, que também chamamos de híbrida. Quanto melhor a experiência do cliente na sua loja virtual: com mais informações e facilidade de acesso a elas, maiores são as chances desse cliente comprar tanto na sua loja física quanto online.
Inclusive, com a nova atualização do Google Analytics, você pode analisar com mais detalhes todos os acessos que o cliente faz ao seu e-commerce de qualquer dispositivo. Aprenda a usar os novos recursos do GA4.
Como investir certo em e-commerce para supermercados?
Criar e manter um e-commerce eficiente não é barato, mas se você investir da forma correta terá retornos altíssimos. Portanto, a questão é: no que investir e o que priorizar?
Primeiramente, é preciso escolher uma plataforma com a capacidade para o volume de acessos e vendas que você pretende obter.
A velocidade do seu site para carregar páginas de produtos, influencia diretamente na decisão de compra tanto no online quanto na loja física. Ou seja, seu site precisa de performance mesmo quando o objetivo não é a venda.
Portanto, invista primordialmente em uma plataforma de acordo com seu volume de tráfego, capaz de acompanhar o seu crescimento. Além disso, é preciso desenvolver e monitorar constantemente os processos de UI e UX.
É por meio disso que você pode identificar as métricas essenciais para entender que experiência seu cliente está tendo com a clareza e o carregamento das páginas do seu site.
Para isso, outro investimento importante é o SEO, pelo qual você deve contar com equipes para alimentar suas páginas com conteúdo de qualidade: claro, preciso, que responda às demandas dos consumidores e para garantir a boa navegação por todas as páginas.
Descubra por que o seu supermercado precisa de SEO para e-commerce.
Remarketing para e-commerce é uma estratégia fantástica para seu supermercado
O e-commerce para supermercados é uma excelente forma de conhecer as preferências do seu cliente.
Pois como falamos acima, mesmo que ele não conclua a compra online, você pode usar ferramentas como o Google Analytics 4 para trackear todo o trajeto dele pelo seu site, analisar cada evento e compreender a fundo o seu comportamento de consumo.
O remarketing para e-commerce, por sua vez, oferece a oportunidade de gerar negócios tanto com quem não comprou e mostrou pouco interesse, quanto com quem avançou na jornada e quem efetuou as compras.
Você pode dividir o seu público nessas três categorias: não interessados, interessados e compradores e fazer anúncios direcionados especificamente para cada um.
Essa prática é muito lucrativa no varejo supermercadista, porque o ciclo dos produtos é curto, e mesmo quem já comprou logo pode voltar a comprar.
Então, voltamos à questão de saber investir com inteligência no seu e-commerce: priorize a governança dos dados para obter os melhores insights a partir da jornada do cliente na sua plataforma e invista em campanhas de marketing digital para identificar, segmentar e impactar o seu público.
Como essas estratégias funcionam na prática
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