O Boticário é uma empresa de beleza do Grupo Boticário, que engloba diversas marcas do setor, como Vult, Eudora, quem disse, berenice? e BeautyBox. A organização iniciou suas atividades em 1977, na cidade de Curitiba – PR, quando o bioquímico Miguel Krigsner abriu sua própria farmácia de manipulação. Nessa época, o marketing e a publicidade eram muito diferentes do que são hoje.
No início, a botica era focada em medicamentos dermatológicos, mas ao perceber que a maioria dos clientes eram mulheres, Miguel colocou seu lado alquimista em ação e criou cremes faciais à base de algas marinhas e colágeno. O sucesso das fórmulas se espalhou pela cidade e mudou para sempre os rumos do negócio.
Cenário
O Boticário tinha o objetivo de lançar uma campanha incentivando o recrutamento de novos leads para revendedores em todo o Brasil, mas a preocupação com o custo por cada um desses leads era latente.
Você já deve saber que nós adoramos um desafio e, por isso, entramos nessa jogada em 2018, assumindo a responsabilidade de atingir as expectativas do cliente através de campanhas de alta performance, ou seja, que aumentassem a geração de leads com custos reduzidos.
Como embasamos nossas ações
A partir das nossas análises, identificamos que a ultrassegmentação havia sido negligenciada, uma vez que demonstrou ótimos resultados, mesmo com pouca estratégia.
Com verba bastante limitada para as ações, a Macfor adotou uma postura incessante de verificação das campanhas e das segmentações, acompanhando e adaptando cada uma delas em até 4 ciclos diários.
Diagnósticos
Para que conseguíssemos superar as expectativas de ROI (Return On Investment), foram necessários estudos analíticos de todas as campanhas previamente desenvolvidas.
Antes e depois
Antes de iniciar nossa parceria, O Boticário precisava de ajuda para:
- recrutar novos revendedores com uma verba limitada de investimento em campanhas.
Com o auxílio da Macfor, a empresa conseguiu realizar:
- campanhas de alta performance para atração de leads interessados em serem novos revendedores;
- aumentar os cadastros qualificados com menos investimento.
Melhorias implementadas
Nesse contexto, foi preciso acompanhar de perto os esforços, tendo atenção redobrada com os resultados. Nossa equipe de Data Science ofereceu insights poderosíssimos sobre a maneira como a estratégia de segmentação deveria ser conduzida, o que foi determinante para os resultados alcançados.
Utilizamos também o nosso conhecimento em Growth Hacking para realizar testes sequenciais e para entender melhor como o negócio do cliente se destacava no mercado, o que trazia maiores resultados e o que não cumpria com as nossas expectativas.
Resultados conquistados
Não poderia ter sido diferente: o resultado alcançado foi excelente! O cliente teve um aumento de 55% nos cadastros de novos revendedores com uma redução de 18% nos custos, ou seja, conseguimos mais revendedores gastando bem menos.
Grandes desafios são para grandes profissionais. Esse é o motivo pelo qual empresas como O Boticário buscam parceria com a Macfor. Nós adoramos enfrentar grandes desafios, e é por isso que sempre ressaltamos que somos especialistas em descascar abacaxis.
Para tanto, somos uma consultoria de marketing focada em Growth Hacking, o que significa dizer que estamos sempre criando, mudando, testando e surpreendendo nossos clientes – sempre baseados em dados estatísticos, é claro, afinal como diria W. Edwards Demings:

Nossa equipe de alta performance é formada por especialistas em diversas áreas, desde engenheiros e estatísticos até designers e publicitários. Todos unidos por um único propósito: trazer resultados para os nossos clientes!
Sendo assim, nosso time experiente realiza campanhas digitais e off-line que trazem resultados e já deixaram mais de 163 clientes satisfeitos, incluindo O Boticário.