A nova rede social de conversas por voz tem despertado a atenção de muitos brasileiros, e não é para menos: ela já atraiu mais de 2 milhões de usuários. Saiba o que é o Clubhouse e como aproveitar a nova febre para participar de grupos onde as pessoas se comunicam exclusivamente por áudio.
O que é o Clubhouse?
Clubhouse é uma rede social criada em março de 2020 por Paul Davison e Rohan Seth, ex-funcionários do Pinterest e do Google, respectivamente. Apesar de logo completar um ano de vida, a plataforma atingiu seu ápice no início de 2021, quando algumas celebridades começaram a participar dos grupos promovidos por lá.
O grande divisor de águas ocorreu quando Elon Musk entrou em uma sala para conversar sobre Marte, pandemia do COVID-19 e vacinação com Vlad Tenev, CEO do aplicativo de investimentos Robinhood.
Nos grupos do Clubhouse, são debatidas temáticas relacionadas a entretenimento, cultura, marketing, política e tecnologia através de conversas de voz, como se você estivesse participando de um podcast aberto com várias pessoas.
Com duração predeterminada, as salas de bate-papo podem ser abertas por qualquer usuário, que se torna o responsável por controlar a entrada de pessoas. O microfone permanece aberto para conversas com amigos ou para palestras e discussões com especialistas, influenciadores digitais e até mesmo celebridades, como vimos.
São muitos os atrativos da nova mídia social e, por isso, os brasileiros estão eufóricos! No entanto, o acesso à plataforma ainda está restrito para usuários iOS e apenas é concedido quando você é convidado por alguém que já esteja utilizando o Clubhouse.
O grande diferencial do Clubhouse
Em meio ao cenário atípico provocado pela pandemia, o Clubhouse surge para conectar usuários de forma intimista e aproximar pessoas que ainda lidam com os desafios do isolamento social.
Se a rede social permanecerá em alta quando tudo isso passar é algo difícil de prever, mas, com certeza, ela trouxe uma inovação que pode inspirar fortemente o mundo digital nos próximos anos.
Como conseguir um convite do Clubhouse?
O fato de o Clubhouse estar disponível apenas para quem possui iPhone ou iPad e é convidado por algum usuário da plataforma contribui para que o desejo em torno da rede social aumente cada vez mais.
Isso ocorre porque as pessoas estão constantemente em busca de exclusividade, e o sentimento de escassez gerado pelas limitações da rede social desperta essa vontade de pertencer a algo novo.
Para conseguir um convite para o Clubhouse, basta seguir esses passos:
- Instale o aplicativo Clubhouse: Drop-in audio chat no seu smartphone.
- Insira o número do seu celular e, em seguida, coloque o código de verificação de quatro dígitos que chegará por SMS.
- Defina o seu nome de usuário (nickname).
- Aguarde até que um conhecido, que tenha o seu número de telefone, autorize o envio do convite para você. Até que isso aconteça, sua conta ficará pendente.
- Depois de receber o convite, você receberá uma mensagem de texto e o seu acesso ao Clubhouse será automaticamente liberado. Aproveite!
- Para enviar convites aos seus amigos, é só clicar no ícone em forma de carta que aparece na área superior do app, selecionar o contato desejado e enviar a permissão via SMS.
Como baixar o Clubhouse para o Android?
Infelizmente, ainda não é possível baixar o aplicativo em smartphones com esse sistema. Entretanto, os fundadores da rede social garantem estar entusiasmados para começar a trabalhar em um app Android em breve, já que a proposta é oferecer um serviço para todos. Continue acompanhando as novidades!
Será que o Clubhouse é seguro?
O Clubhouse funciona de forma parecida com qualquer outra rede social, em termos de segurança e privacidade. Em outras palavras, o aplicativo passa a ter acesso aos dados informados pelo usuário no momento do cadastro e à sua rede de contatos, para poder realizar o envio de convites, o que pode deixar alguns clientes mais inseguros.
A empresa explica que também poderá coletar informações junto às mensagens enviadas e às salas que foram acessadas para compor sua base, aprimorar a experiência do usuário e desenvolver novos produtos, por exemplo.
De qualquer maneira, o Clubhouse transmite confiança ao garantir que todas as gravações registradas nos grupos de bate-papo são excluídas após a finalização da sala, salvo os casos em que algum participante relate uma violação enquanto as conversas estão acontecendo.
O novo marketing digital pede por inovação constante
O mercado está em constante mudança e a febre do Clubhouse é uma prova disso! Acompanhar tendências, para posteriormente aplicá-las em estratégias digitais, exige squads dedicados a criar soluções eficientes e aplicar táticas de marketing com excelência.
O novo marketing digital pede por inovação associada a um olhar visionário, em busca de alcançar os melhores resultados de forma ágil, sem deixar a criatividade de lado.
São poucas as consultorias que podem fazer isso por você, portanto, conte com quem realmente entende do assunto para alavancar seu negócio de forma exponencial.