Google Analytics 4: quais são os novos recursos e vantagens para o seu negócio
O Google Analytics 4 foi lançado em versão beta em outubro de 2020 e é a última versão do Analytics com o maior update desde o seu surgimento em 2005.
O Universal Analytics, versão anterior, será desativado em julho de 2023. Depois disso, o acesso aos dados do UA ficará disponível por mais 6 meses apenas, por isso, é preciso exportar os dados da versão antiga até janeiro de 2024, no máximo, ou eles serão perdidos.
Esta nova versão vem para aprimorar a análise de dados de navegação em apps e sites, especialmente, agora que as restrições em relação à privacidade dos usuários estão ficando cada vez mais rigorosas.
Neste artigo você vai entender tudo que é importante para o seu negócio sobre o GA4, e o que a sua empresa deve fazer para avançar nessa mudança que será inevitável.
Como usar o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 combina a forma de medir seus dados da web e dos apps, trazendo muitas mudanças que mostram por que o Google é o líder em web analytics, instalado em mais de 30 milhões de sites em todo o mundo, de acordo com o portal Built With.
Para saber usar as novas funcionalidades é preciso se familiarizar com o seu novo modelo de dados baseado em eventos, diferentemente do Universal Analytics que, atualmente, mensura os dados de navegação por sessão.
Portanto, o passo mais significante para saber como usar o GA4 é compreender a integração dos dados de navegação no seu site e nos seus apps. Essa nova mensuração de web+app oferece a possibilidade de entender como os usuários se comportam durante toda a jornada com a sua marca online.
Uma vez que os usuários interagem com a sua marca por meio de múltiplos canais e dispositivos, é absolutamente necessário visualizar esse engajamento. Isso permite que você identifique seus usuários mais propensos à conversão e quais devem ser suas estratégias de nutrição para impulsionar o avanço daqueles que estão mais dispersos na jornada.
Outra grande mudança que merece destaque é a integração com BigQuery, já que o período de retenção de dados na versão gratuita do novo Analytics será de apenas 14 meses. Isso é muito interessante, porque anteriormente, essa integração era disponibilizada somente para GA 360, a versão paga do Analytics que custava a partir de 150 mil dólares por ano.
Aproveite os insights automaticamente gerados por machine learning no GA4
Além de integrar os dados do seu site e apps, o Google Analytics 4 gera insights automaticamente a partir dos seus novos recursos de machine learning.
Essa novidade é incrível, porque com ela é possível fundamentar suas tomadas de decisão com informações mais ricas e precisas sobre tendências, previsibilidade de comportamentos, recomendações, entre outros.
Nesse contexto, o GA4 notifica quando encontra anomalias nos seus dados, como por exemplo, elevação súbita de tráfego em determinado canal, o que pode indicar que algum conteúdo viralizou. Ou então, uma queda inesperada de acessos que apontam para problemas no desenvolvimento do seu site.
Com esses novos alertas, tudo pode ser melhorado e resolvido imediatamente.
As métricas preditivas são outro ganho enorme do GA4.
Uma das métricas mais promissoras dessa categoria é a estimação de receita que você pode gerar a partir de certos grupos de usuários que podem ser segmentados no Google Ads. Isso viabiliza a identificação das segmentações ideais para suas campanhas.
O machine learning já garantiu o aprimoramento de outros produtos do Google como Gmail, Maps e Search. Agora, no GA4, esse novo recurso vem para assegurar o ROI crescente para suas estratégias de marketing digital, com uma compreensão cada vez mais aprofundada do seu público.
Update nos relatórios e nas restrições de privacidade do GA4
A criação de relatórios teve um update no Google Analytics 4 para trazer maior número e precisão nas informações sobre toda a jornada do cliente: Aquisição, Engajamento, Monetização e Retenção.
Compreender de forma mais clara e aprofundada como e por que o usuário avança ou não entre todas as etapas é a chave para tomadas de decisão mais assertivas e rentáveis. Além disso, no GA4 é possível visualizar os gaps na sua estratégia que impedem que o usuário evolua para a conversão.
Em vista disso, o Google Analytics simplificou e reorganizou a criação de relatórios para viabilizar a identificação de informações especificamente nas etapas da jornada em que você esteja interessado. Dessa forma, você gera os relatórios a partir do que realmente importa e faz diferença para sua estratégia, e não em cima dos relatórios usados previamente.
Além disso, a nova versão do Google Analytics foi desenvolvida para ser mais eficiente mesmo com as restrições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, mesmo sem os cookies, os pequenos arquivos de texto que ficam salvos no navegador para armazenar os dados de navegação, a análise será completa.
Como migrar para o Google Analytics 4?
É necessário criar uma nova propriedade no Google Analytics 4 tendo em vista que nas atualizações anteriores o Google permitia manter o histórico e insights coletados ao longo de todo o uso da plataforma, mas isso mudou nesta última versão.
Migrar e criar esta nova propriedade no GA4 é algo que deve ser feito o quanto antes, pois, a partir disso, a coleta e mensuração de dados iniciará do zero.
Para que a implementação e configuração do Google Analytics 4 seja executada de forma completa e segura, solicite a orientação de especialistas para contar com o know how necessário para planejar, implementar, validar e criar relatórios de todo o processo.
Você pode fazer isso agora: conheça os serviços de implementação do GA4 da Macfor.